Uma boa iluminação é fundamental para a venda de qualquer produto. Quando bem feito, valoriza o produto, torna a sua loja agradável e a experiência para o seu cliente será muito boa.
Quando a iluminação está correta, quase não a notamos, mas quando inadequada ficamos incomodados.
Para um bom projeto de iluminação devemos considerar:
-O objetivo. Ex.: iluminar um escritório, armazém, residência, no nosso caso um ponto de venda pdv. Cada local necessita de quantidades luz específicas. Podemos mensurar em unidades de lux/m². Existem tabelas estabelecendo a quantidade mínima necessária para cada área. Mas como dentro de uma loja, normalmente, a iluminação não é homogênea como num escritório, a experiência é fundamental.
-Características do local. Tamanho do local, tipo de construção, altura do forro, cores aplicadas e até tempo de manutenção.
-Escolha da luminária e tipo de lâmpada.
Lâmpadas instaladas diretamente em aguma estrutura da loja, sugiro apenas como parte decorativa do ambiente, pois normalmente não são tão eficientes como uma luminária. E eficiência luminosa, é "padrão mínimo exigido", não só para iluminar o local, os produtos, mas para economizarmos na conta de luz, afinal essa conta fará parte das despesas fixas.
-Luminárias. Para cada tipo de instalação e objetivo é indicado um tipo de luminária.
Divido em algumas classes:
-iluminação geral, iluminação de destaque, decorativa e sinalização
-embutido ou externo (de sobrepor) ou algum sistema (como trilho)
-foco fixo ou dirigível
E escolher a luminária adequada para a lâmpada.
-Lâmpadas. Para iluminação de ambientes temos uma gama enorme de tipos de lâmpadas. Mas podemos classificar por meio de origem da luz, cor , frequência, formato etc..
Importante na iluminação de uma loja é temperatura de cor da lâmpada.
Desde o início do projeto, você deverá escolher a temperatura de cor que é mais adequado para o seu ambiente.
Esta temperatura é medida em kº kelvin, quanto maior o número mais azulado e quanto menor mais alaranjado.
No aspecto econômico devemos comparar: custo do produto, potência, eficiência luminosa e durabilidade.
Hoje além das lâmpadas halógenas e fluorescentes que estão muito eficientes, utilizamos as do tipo LED (diodo emissor de luz) que antes eram apenas utilizadas em sinalização de eletrônicos.
Se você possui uma instalação antiga, é interessante pensar na substituição das lâmpadas antigas pelas de LED pois a economia na conta será grande.
Conte conosco para fazer o seu projeto de iluminação e instalação elétrica.